terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pico Paraná - PR

É a montanha mais alta do Sul do Brasil, com um pouco mais de 1.800m de altitude é um grande desafio subir até lá, principalmente se a idéia for a de dormir no cume. São mais ou menos 7 horas de caminhada (subida), com alguns quilos nas costas, a primeira hora é a mais complicada, haja fôlego.
Subi a montanha já faz um tempo, foi minha primeira aventura em montanhas. Era 7 de setembro e na noite anterior  arrumamos todas as coisas (panelas, barraca, saco de dormir, etc). Eu estava ansiosa...sabia que seria difícil mas queria superar esse desafio. Na primeira hora de subida eu me perguntava: "o que eu estou fazendo aqui?" mas durante o percurso essa angustia acabou sendo recompensada pouco a pouco, afinal a paisagem e contato com a natureza é deslumbrante. AMEI!

Durante a subida existem pontos mais complicados, como as escadinhas que é preciso subir pelas pedras (dá um medinho, rsss).
O ideal é ir com alguém que já conheça a trilha pois é comum as pessoas errarem o caminho. A trilha é bem conservada (comparando à outras montanhas).
Se for dormir no Pico é preciso levar muitaaaaa água, inclusive água para cozinhar, pois lá em cima não há. O melhor é ir nos meses de inverno pouco chuvosos, se você tiver um saco de dormir bom vale muito a pena dormir ao relento, escoha a lua cheia, o visual é demais!!
Leve um kit de primeiros socorros, com alguns remédinhos básicos, anti-alérgicos, analgésico e anti-térmico, nunca se sabe né) e leve também muitaaaaaaaaaa proteína e carboidratos para repor as energias (barras de cereal, frutas secas, chocolate, etc)
Para vestir, não preciso nem dizer, roupas leves e confortáveis, prefira os tecidos técnologicos para a noite, que secam rápido (caso chova) e aquecem mais. O tênis precisa ser extremamente confortável (meu irmão foi de chinelo...mas ele é louco...rsss), pois a descida é ainda pior.
Sem dúvida é uma das melhores aventuras que eu já fiz! É lindo demais!
Bjo...bjo...bjo!

4 comentários:

  1. É verdade que o começo é difícil, mas depois vale a pena!!!
    Afinal, é muito bonito lá de cima...
    Amo você! Precisamos voltar lá, né?!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Evelyn,
    Que destino espetacular!!!! Um cenário lindo.
    bjs
    Ahhh!! Nos tornamos seus seguidores...

    ResponderExcluir
  3. Hola Evelyn navegando por la internet estaba buscando fotos del pico de paraná ya que tengo muchas ganas de subirlo.
    Las fotos son muy impactantes, muy lindas!
    Soy de uruguay y aca no tenemos tanta altura. puedes darme informacion de como llegar al pico, permisos, si necesitas experiencia previa como montañista, etc?
    Te lo agradeceria mucho.
    Saludos desde montevideo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Gabriel. Gracias por visitar mi site. Bueno, para llegar hasta el Pico Paraná desde Uruguay tendrás que recoger um vuelo hasta Curitiba, está cerca de Uruguay (tratandose de América Latina). Entonces, llegando a Curitiba puedes alquilar un coche y seguir hasta el pie de la montaña, que se encuentra no município de Quatro Barras, a mas o menos 20 km del centro de Curitiba. Es muy fácil de llegar. No necesitas de experiencia como montañista, solo un bueno desarollo físico. Necesitarás subir la montaña com alguien que ya o tenga hecho, pues és mas seguro y tranquilo. Si su plan es dormir allí, tenga en cuenta que debe tener todo lo necesario para pasar la noche (agua, comida, saco de dormir, carpa, etc) y por lo que la subida es un poco más difícil, porque la parte posterior de peso. No hay permisos, solo necesitarás de tu coragem! Bueno, se quieres te presento unos amigos que puedem acerlo contigo! Ok? Saludos desde Brasil, amigo!

      Excluir