quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O lixo é seu!!!

Da minha casa eu cuido!
Oi pessoal. Como atualmente moro no litoral do Paraná e curso Gestão Ambiental (UFPR) realizei um estudo na praia de Pontal do Sul (um lugar mágico).  O turismo aqui é classificado como de segunda residência, as pessoas tem sua residência principal na metrópole (Curitiba) e no verão ocupam as casas no litoral. Tal estudo tinha o objetivo de verificar se o lixo presente na praia era originário dos usuários (qualquer pessoa que utiliza a praia) da praia. Para isso precisei fazer coletas na baixa temporada, para verificar e classificar os resíduos que poderiam também ser originários de correntes e marés, e na alta temporada para verificar se a possível origem eram dos usuários. O que vocês acham?
Claro que existem resíduos que chegam à praia pela força dos ventos, das marés e das correntes. Ainda assim os resultados são preocupantes porque a maioria desses resíduos, no Pico da Farofa (em Pontal do Sul), são descartados pelas pessoas, sem qualquer preocupação com os riscos ambientais.
Em uma tarde de coleta, numa faixa de areia de 150m encontrei:
  • 249 canudos plásticos
  • 370 bitucas de cigarro
  • 76 palitos de sorvete
Vale constatar que:
  •  por ser alta temporada, o serviço de limpeza pública na praia era feito todos os dias, imagine se ficasse sem catar, por um dia, esse lixo;
  • o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), através da Operação Verão, distribuía sacolas plásticas* para que os turistas armazenassem seus resíduos e distribuia folhetos de educação ambiental;
  • haviam apenas 8 lixeiras em 500m de praia. Imaginem se não tivesse nada disso!!!
* poderia ser utilizado outro tipo de material,  porque sacolas plásticas podem agravar ainda mais a situação.

O resultado de um  sábado de verão:






E eu me pergunto:
  • por que tem que ser assim?
  • por que as pessoas não são responsáveis pelos seus resíduos?
Provavelmente parte desses resíduos acabem virando lixo marinho e aí? E aí que muitos animais podem estar comprometidos e inclusive nós, o lixo não é só um problema estético é também sanitário e oferece enormes riscos à saúde.


Será que as pessoas podem refletir sobre suas atitudes?
Será que a administração pública pode fazer alguma coisa?
Será?
O próximo passo será pensar em um projeto de gestão que solucione essas problemas.
Um beijo enorme povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário