sexta-feira, 16 de julho de 2010

Férias.....que tal conhecer Guaraqueçaba?

 
Dedico esse post aos meus sobrinhos amados que adoram esse tipo de viagem e ao nosso amigo André Dias que colabourou cedendo suas fotos.....Valeu!


Aventura alida à educação ambiental é uma boa pedida para as férias da garotada.

           Guaraqueçaba está situada no litoral do Paraná, oferece atrativos aos visitantes que vão muito além das suas vastas belezas naturais. Mais do que um harmônico conjunto de flora e fauna, é uma terra onde a cultura (representada pelo fandango e o artesanato), os esportes (caminhadas e o rafting no Rio Cachoeira) e a gastronomia, somadas à paisagem deslumbrante, transformam a cidade e arredores em um roteiro peculiar e inesquecível. Fonte: http://www.visiteguaraquecaba.com.br/




Assista o vídeo www.youtube.com/watch?v=2TN5z0zEVn0

            Guaraqueçaba, uma pequena cidade encravada entre a Serra do Mar e a Baía de Paranaguá, foi o cenário das primeiras colonizações no estado do Paraná e também abriga a exuberância da Mata Atlântica.O município de Guaraqueçaba  está em área de proteção ambiental, devido a sua importância ecológica, desde a criação da APA Federal e Estadual de Guaraqueçaba, em 1985, com uma área de mais de 300 mil hectares englobando o Parque Nacional do Superagüi, a Estação Ecológica de Guaraqueçaba e a Reserva Natural de Salto Morato. A região de Guaraqueçaba  junto com Cananéia e Iguape, no litoral sul de São Paulo, formam o maior trecho contínuo remanescente original da Mata Atlântica, conhecido como Lagamar. Este pedaço do Brasil recebeu em 1993 o reconhecimento da UNESCO como Reserva da Biosfera, devido a sua importância, e em 1999, também pela UNESCO como Sitio do Patrimônio Mundial.  

 

COMO CHEGAR A GUARAQUEÇABA PR

Como chegar a Guaraqueçaba PR de carro pela BR 277

Para chegar a Guaraqueçaba PR saindo de Curitiba em direção ao litoral no km 30, pegar a estrada PR-408 em direção a Morretes/ Antonina. Antes de chegar em Antonina, pegar a PR-440, sentido Cacatu e Guaraqueçaba. Um pouco mais adiante pegar a PR-405, sentido Guaraqueçaba seguindo por cerca de 80 kms em estrada de saibro, normalmente em estado regular de conservação

Como chegar a Guaraqueçaba PR de carro pela Estrada da Graciosa

Pode-se optar por chegar em Guaraqueçaba Pr pela estrada da Graciosa, saindo de Curitiba pega-se a BR-116 em direção a São Paulo. No km 60 pegar a estrada da Graciosa muito bonita e com trechos em paralelepípedo. Perto da cidade de Antonina pegar a PR-440 em direção a Cacatu e Guaraqueçaba Pr e um pouco a frente seguir pela PR-405, sentido Guaraqueçaba PR.

Como chegar a Guaraqueçaba PR de ônibus:

Para Chegar em Guaraqueçaba PR diariamente saem ônibus de Curitiba para Guaraqueçaba Pr. Informações Viação Graciosa fones: (0xx41) 3482-1236 / 3223-0873.

Como chegar a Guaraqueçaba PR de barco:

Há um sistema de barcos que sai de Paranaguá para Guaraqueçaba PR O percurso leva cerca de 3 horas passando por diversas ilhas maravilhosas, com possibilidade de golfinhos serem vistos ao longo do trajeto. Não esqueça de levar sua máquina fotográfica.

Os passeios são diversos:

Reserva Natural Salto Morato

A Reserva Natural Salto Morato foi inaugurada no dia 08 de fevereiro de 1996, a reserva com 1716 ha, contribui para a preservação permanente da mais importante área de Mata Atlântica contínua de todo o país. O nome da reserva é uma referência à sua principal atração, uma queda d'água de 80 m de altura - O salto do Morato - uma das mais belas paisagens do litoral. Localiza-se a 20 km da sede do município pela PR 405.

Parque Nacional do Superagui

O Parque Nacional do Supergui possui uma área de 21.400 ha. Englobando a quase totalidade das ilhas do Superagui e das Peças, excluídas as comunidades de pescadores. O Parque nacional do Superagui inclui restingas, diversas formas de vegetação, mangues, elevações isoladas, grandes áreas de praias desertas, além de diversas trilhas ecológicas. O Parque Nacional do Superagui abriga diferentes espécies animais, algumas raras ou em extinção, como o papagaio chauá, o jacaré-de-papo-amarelo, os macacos sauá e mono carvoeiro, além de vegetais como: ipês, jacarandás, caxetas e orquídeas. O acesso ao Parque Nacional do Superagui é feito via marítima por Guaraqueçaba.

Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões

A igreja foi construída em 1838 em estilo colonial, com grossas paredes de pedra, sendo a primeira construção de Guaraqueçaba. Localiza-se na Rua Coronel João Isidoro.

Casario Colonial

O Casario Colonial e diversos exemplares arquitetônicos do século XIX podem ser observados pelas ruas da cidade, guardando ainda características do estilo . Destaca-se o sobrado que abriga a sede da Estação Ecológica administrada pelo na sede do IBAMA, funciona uma exposição permanente sobre a história do município retratada através de painéis fotográficos e pinturas do suíço Willian Michaud, que viveu em Superagüi entre 1852-1902.

Mirante da Serra Negra

Localiza-se na rodovia entre Antonina e Guaraqueçaba, à 74 km da primeira cidade. O mirante é atingido por uma escadaria com 127 degraus, aproximadamente 30 m de altura, o que permite a visualização da bonita paisagem da baía de Guaraqueçaba e de todo seu entorno.

Ilha dos papagaios

Situa-se a alguns minutos do centro de Guaraqueçaba e é famosa pela revoada de papagaios, o que acontece todo entardecer e amanhecer.

Ponta do Morretes

Localiza-se no centro da cidade, é uma pequena e bela área arborizada, com passarela beirando a baía, formando entre pedras, um ótimo local para banho.

Morro do Quitumbê

Com altura aproximada de 80 m, localiza-se no perímetro urbano da cidade, seu acesso é ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões. Possui uma trilha sinuosa em meio a vegetação nativa, numa extensão de aproximadamente 800 m, que culmina em seu topo proporcionando maravilhosa vista da baía e da cidade.

Ilhas

Diversas ilhas fazem parte do Município de Guaraqueçaba, entre elas as das Peças, Rasa, das Laranjeiras, do Rabelo, Povoca e do Superagüi, sendo que esta reclama o direito histórico de ser o local onde chegaram pela primeira vez no Paraná os portugueses em 1545, achando-se tombada deste 1985 para preservar os seus aspectos históricos e paisagísticos.

Fonte: http://www.pousadaflordaserra.com/

Agora é só fazer as malas e embarcar para a aventura!!! Bjo

2 comentários:

  1. Tem bicho, tem mata
    Tem índio, tem água...
    Vamos pegar essa sobrinharada
    E VAMO PRA GUARAQUEÇABA!!!!

    ResponderExcluir