segunda-feira, 23 de julho de 2012

Rio+20 e nós!

A Rio+20 aconteceu no Rio de Janeiro de 15 a 23 de junho desse ano. Sempre tive vontade de participar de um evento “ambiental” como esse, ainda mais porque este evento estava sendo realizado 20 anos após o primeiro, a Rio92.
O foco do evento foi o de verificar o que as nações participantes da convenção de 1992 já teriam feito pelo meio ambiente. O fato é que o que se viu é que muito pouco do que se prometeu na Rio92 foi feito até agora, ainda que muita coisa tenha mudado (pra melhor).
A Rio+20 foi muito criticada, mesmo sendo uma convenção importantíssima para se estabelecer novos tratados para tentar proteger o que resta de nossas florestas e oceanos. O que acontece é que estamos descrentes de tanto planejamento porque muito pouco é executado.
Temos que ter claro que os países vivem momentos diferentes. Não é tão simples mudar os padrões de consumo no Brasil, sendo que agora somos uma nação emergente, por exemplo. O que se aplicaria aos EUA, talvez não fosse aplicável aos países africanos.
Mas o mais importante de poder participar desse evento foi entender como as coisas funcionam e poder estar participando da “história” ambiental do Brasil. Ficou muito claro pra mim que o que realmente falta é a vontade (inteligência) política de fazer algo mudar.
O que mais gostei do evento foi a estrutura e os stands no Parque dos Atletas, lá distribuíram materiais incríveis gratuitamente, voltamos com 20 Kg a mais na bagagem, era tudo livro; gostei também de ter participado dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável no Riocentro; e digo ainda que o que mais me chamou atenção foi o movimento social que acontecia na Cúpula dos Povos no Aterro do Flamengo, todo mundo junto brigando por um mundo melhor! Foi bonito de ver!!

















Valeu muito a pena ter participado da Rio+20 e ter dialogado com tantas pessoas diferentes!

Ps*: Não posso deixar de dar as minhas dicas aos viajantes, ficamos em um Hostel (Casa6) em Ipanema que foi muito maneiro, é uma boa opção para quem quer ficar no coração de Ipanema, a 3 quadras da praia, entre os melhores Botequins, e ainda economizar. Se for ficar na Casa 6 prefira o quarto privativo, eu gostei! Outra dica importante e gastronômica é que descobrimos os sabores e cores do ZazaBistrô, é incrivelmente delicioso, economize em outras coisas e use as economias para ficar em êxtase com tanto sabor!!  

Beijo da Zézi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário